Pular para o conteúdo principal

Um dia de sol

    Gabriela sentou na janela de seu quarto com os pés apoiados no muro da varanda para tomar sol. Alguns anos atrás (mais ou menos uns cinco anos) Gabriela costumava fazer isso ao menos uma vez na semana. Veja bem, ela não se dava conta, não era rotina, não era planejado: apenas queria tomar sol e ia, assim como quando se deitava no chão em dias de calor para relaxar no piso frio. Há muito tempo Gabriela havia se esquecido de como isso era bom.

    Ela observou a paisagem, lembrou-se de como imaginava que seria morar do outro lado da avenida, onde haviam somente árvores, mato e animais. Sonhava que poderia construir uma casa na árvore, viver mais ou menos como o Tarzan, mas tinha medo. Não queria viver sozinha, tinha medo de cobras e do que mais pudesse encontrar. Teria comida, água? Como faria sem shampoo e tudo o mais que estava acostumada a usar? Não, não daria certo. Era um sonho muito mais bonito como um sonho, longe de se tornar real, mas guardado com carinho, bem escondido. 

    Pensou que talvez devesse ter pego uma garrafa d'água e voltou a observar. De um lado o lugar que antes tanto sonhou em ir e do outro, casas. Casas e mais casas. Uma árvore aqui e ali e uns matinhos que insistiam em crescer em pequenos espaços nas calçadas, algumas plantas nos vasos de sua casa e nas casas dos vizinhos. Alguns cachorros abandonados e, de certa forma, adotados por alguns moradores da rua. Sim, do lado de lá e do lado de sua casa haviam coisas iguais, mas totalmente diferentes.

    Deixou de pensar no seu sonho de criança. De repente deixou-se levar pelo som dos pombos, o barulho dos carros que vinham da avenida para sua rua, o latido dos cães e as conversas dos vizinhos. Isso lhe trouxe tranquilidade. Gabriela sentiu-se relaxada. Relaxada como há tempos não se sentia. Leve como nos velhos tempos, mas diferente. Já não era a mesma. Fechou os olhos, quis aproveitar o momento e... Levou um susto com o balde d'água que a vizinha jogou no quintal (o coração acelerado que o diga).

Isabela C. Santos

Comentários

Anônimo disse…
Ricardo certa tarde estava em seu trabalho, uma tarde nublada e sem movimento. A chuva começou com fortes e grossas gotas ao qual Ricardo começou a contemplar como rapidamente o pátio ficava molhado e como pinguinhos de água se espalhavam ao impacto com o chão, como se estivesse vendo aquilo em câmera lenta. E então Ricardo olhou para o céu, contemplando a chuva como um todo, como caia sobre as árvores que haviam ali perto. Foi então que ele parou para meditar como Deus é sábio, como as pequenas coisas contém uma beleza exuberante e simplória, quão grande é Deus e sua criação. Foi então que sua vida se iluminou como o brilho do sol, naquela tarde de chuva.
Gostei bastante do seu comentário/texto! Muito criativo.
Sou um pouco como Ricardo quando observo as pequenas coisas.Sem dúvida Deus caprichou nos detalhes, fez tudo com perfeição.
Esse raio de sol aparece tantas vezes em várias pequenas coisas, marcando momentos que muitas vezes são passados despercebidos.
Anônimo disse…
Embora este não seja meu nome, este Ricardo sou eu, apenas expressei em poucas linhas algo que me aconteceu a alguns anos atrás, algo normal, mas ainda assim notório o suficiente para ficar em minha memória. Coisas simples que naquela tarde notei não apenas com os olhos, mas com os sentimentos... que de tristeza se transformou em alegria naquele instante em que pude ver que Deus se faz presente em tudo a nossa volta.
Anônimo disse…
E muito obrigado. Até lhe peço perdão por ter usado um espaço todinho seu. Boa semana e fique com Deus.
Imagina! Amém, você também!

Postagens mais visitadas deste blog

Devoradora de livros

Refletindo e compartilhando minha paixão pela leitura com uma amiga, cheguei a conclusão de que os apaixonados por leitura são grandes curiosos . Sempre nos desviamos um pouco da leitura quando descobrimos um novo fato que pode ser a " grande revelação" da estória. Como disse a ela nessa conversa, uma estória acaba puxando a outra. Esperamos tanto para descobrir o que aconteceu, que muitas vezes ficamos insatisfeitos quando o descobrimos. Insatisfeitos por não ter sido como queríamos ou imaginávamos, insatisfeitos pelo fato daquele livro ter acabado, insatisfeitos porque somos tão curiosos que precisamos ler algo novo para poder ocupar o espaço daquela curiosidade com outra história. O mesmo acotece com a poesia, quando encontramos algo bonito não paramos de procurar mais e mais poemas. Ora, veja só, que curiosidade mais sadia e prazeirosa não é mesmo? Acho que seria muito mais eficaz se no lugar de gatos e suas sete vidas, oferecessemos um livro para aquela velha vizinha

Querido e amado Pantufa

    Meu querido e muito amado cachorro de estimação,    Por saber que você é  um raríssimo cão que sente imenso prazer pela leitura , decidi desabafar meus sentimentos em relação a um certo costume seu atráves desta carta.     O fato é que me entristeço ao vê-lo rosnar em frente ao pote de ração quando percebe que estou perto do mesmo. Me entristeço ao ver que você, meu lindo "au-au", pense que quero roubar teu alimento. Ora, acredite! Eu não quero e nunca vou querer tua ração!     Veja bem, sei que existem pessoas que "gostam" de ração canina mas você deveria saber que não sou uma delas. Você me conhece a tanto tempo, desde que eu tinha cinco anos, já fazem dez anos que somos "irmãos"!     Embora ambos gostemos de algumas mesmas coisas, como a minha cama e minha mãe, nosso gosto culinário é um tanto diferente: gosto de beber o suco da laranja e você adora ser presenteado com o bagaço; adoro o melão e você ama a casca do mesmo; gosto de to

Dia de chuva

    Quando eu era pequena, não entendia o porque das crianças ficarem tão tristes em dia de chuva nos filmes, elas ficavam dentro de casa, olhando a chuva cair através da janela e observando os pingos que molhavam o vidro, enquanto mantinham no rosto aquela expressão triste de quem queria algo e não pode ter. Nunca entendi o porque de tamanha tristeza porque eu sempre gostei de dia de chuva, ver os pingos cair através da janela para mim era quase uma terapia, mas nestes últimos tempos passei a fazer aquela mesma expressão das crianças nos filmes, antes mesmo de a chuva cair, e isso porque agora quando a chuva cai eu estou lá fora. Diante das experiências que venho tendo cheguei a conslusão de que: Agasalhos bonitos não são feitos para dia de chuva . Afinal, ele vai molhar, você vai ter que lavar e no dia seguinte quando você for sair de casa ele vai estar secando. Guarda-chuvas não são eficazes e apresentam uma série de riscos aos rostos alheios.  Quem nunca chegou em casa com as pe